O recadastramento anual de aposentados e pensionistas volta a ser obrigatório a partir de julho de 2021, conforme a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 63, de 29 de junho de 2021.

Enquanto os atendimentos presenciais do Banco Central, na sede e nas regionais, estiverem suspensos, o recadastramento deverá ser realizado exclusivamente em qualquer agência do Banco do Brasil, no país, a partir de 7 de julho de 2021, observando as seguintes diretrizes:
  • Os aniversariantes de janeiro a junho, que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão (março de 2020 a junho de 2021), deverão realizá-la até o dia 31 de julho de 2021, regularizando os anos de 2020 e 2021;
     
  • Os aniversariantes de julho deverão realizar a comprovação de vida até o dia 31 de julho de 2021, regularizando os anos de 2020, caso não tenha sido realizada, e de 2021;
     
  • Os aniversariantes dos meses de agosto e setembro terão duas opções: a. realizar a comprovação de vida referente ao ano de 2020 até 31 de julho de 2021, e outra comprovação, referente ao ano de 2021, a partir do primeiro dia do mês do aniversário; b. realizar a comprovação de vida apenas no mês de aniversário. Ela valerá para os anos de 2020 e 2021;
     
  • Os aniversariantes dos meses de outubro a dezembro deverão, necessariamente: a. realizar a comprovação de vida referente ao ano de 2020 até 31 de julho de 2021; b. realizar a comprovação de vida referente ao ano de 2021 a partir do primeiro dia do mês de aniversário.
 

O convênio com o Banco do Brasil prevê a realização de recadastramento de aposentados e pensionistas, independente de serem correntistas ou não.

Na hipótese de ausência do país, o beneficiário deve encaminhar para o Depes declaração de comparecimento emitida por órgão de representação diplomática ou consular do Brasil no exterior. 

Murilo Moreira Veras : “Aposentei-me em 1983 e fui um dos fundadores da Abace . Acho que uma das maiores dificuldades do idoso é a questão da confraternização e do convívio social, e a Abace nos ajuda muito nesse aspecto, promovendo regularmente atividades interessantes.”

Antônio Torquato dos Santos: “A associação é muito focada na questão da sociabilidade dos aposentados, e considero isso um ponto importante . Aposentei-me em 1988, mas só me associei há cerca de dez anos . Com ajuda da Abace, consegui me informar melhor sobre os meus direitos como servidor público aposentado.”

Deana Marques: “Fui a primeira servidora a se aposentar no BC em Salvador, em 1990. Entrei na associação algum tempo depois, em 1995, quando voltei a morar em Brasília. A Abace nos permite manter vinculo com o Banco Central, que, por muitos anos, foi a nossa segunda casa.”

Antônio Augusto dos Reis Veloso: “Estou aposentado do Banco desde o inicio da década de 1980 e, alguns anos depois, me vinculei à Abace. O Clube  do Livro é, na minha opinião, uma das atividades mais interessantes promovidas pela associação. Temos reuniões mensais onde discutimos leituras selecionadas.

JayrDezolt : “Entrei na Abace no começo dos anos  1990, pouco depois de me aposentar. A associação promove eventos que reforçam laços de amizade entre os aposentados e, além disso, nos orienta e auxilia a resolver algumas questões burocráticas . É uma associação que batalha em prol dos nossos interesses.”  

 

José Paes Landim: “Estou na Abace há pouco mais de dez anos e me aposentei em 1982. É uma associação importante no sentido de cuidar dos interesses dos aposentados do Banco, oferecendo atividades que melhoram nosso bem-estar nessa fase bonita da vida, que é a aposentadoria, e também nos auxiliando em questões jurídicas.”

É uma imensa satisfação ter você como associado da ABACE. Receba as boas-vindas da Diretoria e de todos os que integram a nossa Associação! A ABACE é uma instituição sólida, moderna, ativa, dinâmica, que integra e apoia seus associados na busca de seus interesses e na preservação de seus direitos. A ABACE está de braços abertos para todos os colegas que compõem a comunidade de servidores do Banco Central, compreendendo os aposentados, seus pensionistas e também o seu quadro de servidores ativos.

Por fim, registramos que a Diretoria está desenvolvendo novos mecanismos para uma comunicação mais efetiva com os associados, com vistas ao incremento do nível de interação e participação. Manteremos informação permanente a esse respeito. Um forte abraço e contamos com a sua ativa participação!

 

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CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente:

José Carlos Ferreira
Vice Presidente:
Walter Gomes de Oliveira

Secretária:
Rotativo entre os conselheiros.

 

Membros Efetivos

Maria José Freire Goulart 

José Clovis Batista Dattoli

Sônia Maria Pinheiro Velame

 

Membros Suplentes:

Waldir Quintiliano da Silva

Mardônio Walter Sarmento Pereira Silva 

José Tavares Vieira da Silva 

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Humberto Cavalcante Lacerda
Vice-Presidente: Francisco Xavier Balieiro Junior


DIRETORES

Administrativo - Tyrone Ferreira Barbosa
Financeiro - Valdemir Roggia

Relações Institucionais - José Linaldo Gomes de Aguiar

 

CONSELHO FISCAL

 

Membros Efetivos:

Abelardo Duarte de Melo Sobrinho
Herley José de Almeida 
Hudson José Capanema

 

Membros Suplentes:

Roberto Alves de Brito,
Inocência Moreira Mota
Giovani Dumont.

 

Cotação Dólar