×Comentários de Livros

Topic-iconAs Brasas - SANDÓR MÁRAI

8 anos 7 meses atrás#37por murilo

Nosso próximo encontro no CLUBE DO LIVRO será para discutir o livro STONER - o autor um professor chamado JOHN WILLIAMS.
Mais jovem, quando tudo que me caía às mãos, eu lia, mas não tinha muito poder de reflexão, talvez pela idade, li muitos livros de autores americanos. De Mark Twain, li TOM SAWER e HUCLEBERRY FINN e me encantei com a história daqueles dois rebeldes fugitivos, em busca de aventura. O autor escrevia bem, ótimo para adolescentes, mas talvez um pouco inadequado à juventude, pelas ações algo negativas dos personagens. Li alguns contos de ERNEST HEMMINGUAY, cujo melhor livro e gostei naquela época foi O HOMEM E O MAR, um relato interessante, servia bem para que espírito de luta do adolescente. Nunca li, por exemplo, FALKNER, até hoje. Se não o fiz na adolescência, não chama a atenção, hoje. Li também muitos livros policiais, não me recordo bem dos autores, acho WALLACE, com aquelas histórias de crime, criminosos sem alma, vítimas indefesas, mulheres assassinas - tudo que depois passou para o cinema, os FILMES NOIR que era para dizer aquelas fitas que tratavam de crimes, obsessões, conflitos emocionais, as cenas sempre às escuras.
Nessa época, o que me interessava era o desenho, o GIBI, principalmente as aventuras planetárias, FLASH GORDON, no extraordinário desenho de ALEX RAYMOND. Também houve aquela fase do pique da adolescência em direção à chamada juventude, então li livros escabrosos de sexo, o golpe dos garanhões sobre as vítimas indefesas, nos chamados BEST SELLERS, livros absolutamente sem qualidade literária., feitos para ganhar dinheiro, no que, aliás, os americanos dos States são mestres - e até certo ponto eles estão certos. O autor profissional escreve para o consumo do mercado, então tem que vender seu produto, a ESCRITURA, A NOVELA , O ROMANCE, O QUE FOR.
Edgar Rice Bourough foi outro autor que li quase todas as aventuras de TARZAN. Sua leitura era muito estimulante, aventurescas, personagem másculo esse Tarzan das Selvas.
Eis , por fim, o que quero dizer com esse INTRÓITO, essas impressões relâmpagos, enquanto espero a vez desse STONE, de autor também yankee A literatura americana difere, e muito, da nossa, e diária que das demais culturas, europeias ou asiáticas. O americano é uma espécie de puritano que luta para ser pecador e, interessante, quando o é, representa uma espécie de FACÍNORA. Na realidade a sociedade americana é, a rigor, puritana, religiosa, crente em Deus, moralista - até quando é pervertida pela o PECADO, quando então ele quer descontar no mundo, por exemplo, ser um perigoso assassino, TERRORISTA, um SERIAL KILLER.
Creio, a meu ver, que devemos refletir sobre a literatura dita americana, estudar suas raízes e tirar nossas conclusões à luz da moral e dos costumes..


Murilo Moreira Veras
Diretor Cultural da Abace

Please Acessar to join the conversation.

8 anos 8 meses atrás#28por tereza

Um romance, que fala de amizade, paixão e honra.
O romance trata da história de dois amigos, Henrik e Konrad, que não se vêem há 41 anos. Depois de serem grandes amigos na infância um deles desaparece em 1899.
Existe um segredo que ronda aquele dia que mudou irremediavelmente a vida dos dois e que agora eles irão compreender.
Entre eles o fantasma de Kriztina a mulher por quem ambos estão dispostos a lutar.
Sem dúvida este é o livro mais festejado de Sándor Márai, e o primeiro a ser lançado no Brasil.
Edição Brasileira: Companhia das Letras, 1999 -Tradução - Rosa Freire d’Aguiar.


ABACE
Associação Brasiliense de Aposentados do Banco Central
SCS, Quadra 8, Bloco B50, 8º andar, Sala 813 a 831, Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 - Brasília - DF
(61) 3323-1390
(61) 3321-7194
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
COM_KUNENA_THANKYOU: murilo

Please Acessar to join the conversation.

8 anos 8 meses atrás#26por tereza

Livro a ser comentado no clube do livro:
AS BRASAS
Autor : SANDÓR MÁRAI
Editora : COMPANHIA DAS LETRAS
Dia: 20/08/15. as 10h
Local: Abace

- Para quem ainda não comprou, na livraria Cultura o valor é R$ 39,00.

- Participe você também, deixe seu comentário.


ABACE
Associação Brasiliense de Aposentados do Banco Central
SCS, Quadra 8, Bloco B50, 8º andar, Sala 813 a 831, Edifício Venâncio 2000 - CEP: 70.333-900 - Brasília - DF
(61) 3323-1390
(61) 3321-7194
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
COM_KUNENA_THANKYOU: murilo

Please Acessar to join the conversation.

Moderadores: murilo
Tempo para a criação da página:0.268 segundos
Powered byFórum Kunena

Pesquisa Fórum

Palavra chave

Últimas do Fórum

  • Não há postagem a mostrar

Cotação Dólar

Facebook