AVISO - A ABACE NÃO REALIZA SUPORTE DE INFORMÁTICA DOMICILIAR.

 

 

 

CLUBE DO LIVRO constitui-se atividade de caráter cultural que tem alcançado considerável  êxito,  em nossa Associação, desde que foi instituído   em 23.10.2010. Nesses anos de existência, a feliz iniciativa do companheiro José Roberto Novaes de Almeida tornou-se  agradável realidade. O grupo que aderiu ao Clube, desde a primeira hora, constitui-se de Antonio Augusto dos Reis Veloso (Velosinho); de Antonio Torquato dos Santos(Torquato), de Celso Agostinho Martins de Oliveira (Celso Agostinho), de Fernando Ribeiro, de José Roberto Novaes de Almeida(José Roberto), de Murilo Veras(Murilo) e de Walter Gomes de Oliveira( Walter), enriquecido com a adesão de Sandra Fayad (Sandra), Enavalda de Assis (Enavalda) e de Elza Rocha (Elza).

A sistemática adotada, que não difere fundamentalmente da adotada em na maioria de empreendimentos do gênero, proporcionam troca de visões, que resultam, não raras vezes, em  acaloradas, mas que ainda não produziram  vítimas. Pelo contrário, o Clube foi enriquecido com a presença  de novos participantes, inclusive do belo sexo.

Para dizerem o que é  o Clube do Livro, procuramos alguns colegas participantes do Clube, a fim de colher seus  depoimentos,  o que  fizeram com muito gosto e espontaneidade.

José Roberto Novaes: Criador do Clube do livro na ABACE disse: “...Como diz o crítico literário Harold Bloom: “lemos para escapar da solidão”.  E é o que faço no Cube do Livro.  Discutir um bom livro é apenas parte da alegria de nossas reuniões. O mais importante é que a discussão se faz em um ambiente de bom humor e de simpatia, com gente bem mais interessante que eu próprio, com uma cordialidade que praticamente não existe mais. Para mim o Clube é uma forma ideal de conhecer gente bem educada e com tendências distintas das minhas. Como cada membro do Clube escolhe um livro periodicamente, acabamos todos lendo livros incríveis, que nunca leríamos por nosso gosto pessoal.  O Clube nos dá ainda disciplina de leitura, já que se deixarmos para nós mesmos leremos pouco e sempre do mesmo gênero.  O Clube nos abre a cabeça para ideias novas, que mexem conosco e que solapam o nosso saber convencional.

Já o Velosinho lecionou: “Defino essa experiência como auspiciosa e muito rica: participo das reuniões mensais, desde  2010 e tenho usufruído de um ambiente agradável e muito positivo, na companhia de oito a dez companheiros, compartilhando leituras, convivências, avaliações de textos e impressões.”, concluindo que “no Clube do Livro, a meu ver, tenho um clima propicio à disciplina da leitura regular e de boa qualidade, em ambiente de convívio intenso e criativo.”

Torquato, que sempre associa a análise dos livros à sua vivência dos problemas da região do cacau, detendo-se muito sobre os aspectos humanísticos do livro escolhido, falou e disse:”....

Sandra Fayad, autora de vários livros, o último dos quais,  “Histórias de Jorge, O Batuta” , expressou-se da seguinte forma  : “participo das reuniões do Clube do Livro há seis meses. Até bem pouco tempo eu era a única mulher no Grupo.  Acho que fui corajosa. Mas os colegas são cavalheiros e pacientes para ouvirem quando exponho minha resenha. É espetacular perceber que um enriquece e/ou  complementa as conclusões do outro. Às vezes parece que nada mais há para se dizer e surge uma informação complementar ou convite à reflexão.

Celso Agostinho, contabilista de escol, tradutor das Mil e Uma Noites, nos apresentou a seguinte visão: Um escritor espanhol conhecido pelo pseudônimo de Malatesta escreveu o seguinte: “Um livro numa vitrine é uma joia; envolto em papel, uma mercadoria; no bolso, um recurso; sobre a mesa, um enfermo; no chão, um cadáver; na biblioteca, uma múmia; e na mão, ah! Na mão é um livro.”

No Clube do Livro da ABACE os seus componentes “dão vida” aos livros ao manuseá-los. O diálogo mudo entre Autor e Leitor se transforma, nas nossas reuniões, numa saudável troca de experiências, numa maravilhosa simbiose. Vale a pena conhecer o Clube do Livro.

Fernando Ribeiro tentou dar uma ideia sobre as obras lidas no período de três anos, destacando as que mais o tocaram: “nesses  três anos de vida do Clube, viajamos; aprendemos; vivemos um pouco mais, no contato com os  mais variados personagens. Em “O Campo”(Lynne McTaggart), colhemos ensinamentos básicos   sobre a  física quântica; concluímos  que o Padre Antonio Vieira (História do Futuro) cometeu o “Auto Engano” (Eduardo Gianetti), quando sonhou que Portugal seria a sede do “Quinto Império”; passou por nós “O Homem medíocre”(J.Ingenieros);  na “História da Independência”, de Laurentino Gomes; na “República  dos Bugres”, de Ruy Tapioca; e nas” Recordações do Escrivão Isaias Caminha”, de Lima Barreto, conseguimos entender  porque o Brasil perdeu o bonde da história; revisitamos, em “Mauá”, de Jorge Caldeira, o  homem que enfrentou um Imperador - e pasmem!- o fez trabalhar.  Alguns de nós confrontaram  o pragmatismo de Parag Khana, em “Como governar o Mundo”, com visões mais  humanistas, voltadas para a mudança do mundo;  Jorge Amado(A morte e a morte de  Quincas Berro d’Água)  nos mostrou o que é que os baianos têm. Nos “Sertões”(Euclides da Cunha), o lado cruel do poder; a explicitação do genocídio que se cometeu em Canudos. Este mesmo poder, que George Orwell tão bem caricaturou em “A Revolução dos Bichos”. A alma humana, em sua nudez moral, foi-nos apresentada em “O Retrato de Dorian Grey(Oscar Wilde); embarcamos no Último Trem para Lisboa(Pascal Mercier) e não identificamos  a  dama misteriosa;  em “A mulher que escreveu a Bíblia, Moacyr Scliar nos mostrou como uma mulher foi impedida de escrever “O Livro”.  Montesquieu nos desafiou a  conhecer as razões que levaram à “Ascensão e Queda do Império Romano. Deliciamo-nos com a ideia fixa  de um gentio de tornar-se judeu( A Questão Finkler,de Howard Jacobson); descemos às profundezas do Inferno, assim como o fizeram Beatriz,Dante e Virgílio, na “Divina Comédia”. Vimos, na Ilíada, de Homero,  deuses manipularem  os homens-e na calada da noite e algumas vezes escondidos nas nuvens- fazerem  o que eles e as mulheres fazem desde o tempo de Adão e Eva.E, quantas  vezes, já pensamos em imitar “O  Ancião que saiu pela janela e desapareceu”(Jonas Jonasson). No fim do ano ,nos encontraremos no “Grande Sertão: Veredas”. Até lá.”

Murilo Moreira Veras deu sua competente visão de poeta, acadêmico e crítico, lecionando:“O Clube do Livro, ao longo de seus três anos de existência, nos tem proporcionado fruir das mais ricas e interessantes experiências, experiências que vêm ao encontro de nossos anseios, trazendo-nos sempre satisfação, sobretudo prazer, pois, através da leitura, enriquecemos nossa alma, adestrando-a à medida das emoções que nos transmitem os mais diversos autores. A leitura ganha, assim, patamar de racionalidade gratificante, mercê dos conteúdos que nos pode oferecer. Dai porque considero o Clube do Livro, no estágio avançado em que o colocamos na ABACE, uma experiências das mais surpreendentes, posto que os resultados que dele nos têm advindo, atendem não só as peripécias do corpo, mas as necessidades do espírito.”

 Walter Gomes de  Oliveira, nosso Presidente e também participante dos embates culturais do Clube, assim se expressou: “A ABACE alimenta-se de inspirações. Hoje o Clube do Livro é um dos pontos altos das atividades da Associação. Tem sido útil e gratificante para todos os que dele participam.
 

 

Participe você também....

Subcategorias

Oferecemos cursos de informática, idiomas (Italiano) e outros.

B & B ADVOGADOS ASSOCIADOS

Prestação de serviços jurídicos na área cível, que conta com a experiência dos advogados Carlos Alberto Flora Baptistucci – OAB/DF 43.300 e Bruno de Oliveira Baptistucci – OAB/DF 41.860 e associados.

Consultoria nas demandas judiciais cíveis e administrativas junto aos órgãos de defesa do consumidor, sem ônus para os filiados.

Os associados do ABACE poderão contar, ainda, com atendimento no ajuizamento de demandas judiciais cíveis nos juizados especiais ou na justiça comum, em condições especiais, em função do presente convênio.

Os atendimentos poderão ocorrer, na última quarta-feira do mês, das 09h às 12h, na sede da ABACE ou diariamente, na sede do escritório, mediante agendamento.

Os agendamentos deverão ser realizados pelos telefones (061)3034-3652 ou (061)8104-0480 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Escritório situado no Centro Empresarial Norte, SRTVN, Quadra 701, Conjunto C, Bloco B, Sala 605, CEP 70.719-903.

A – Consultoria Cível

                Prestação do Serviço: Será realizado atendimentos aos BENEFICIÁRIOS e seus dependentes, sobre dúvidas jurídicas na área cível, onde os mesmos poderão tirar suas dúvidas e serem orientados a como proceder nessas demandas, seja no campo administrativo junto as Agências ou no campo do contencioso, caso queiram ingressar com ações judiciais.

Honorários: Esse atendimento será realizado de forma gratuita, em função do presente convênio.

B – Ações Judiciais nos Juizados Especiais Cíveis:

                Prestação do Serviço: Realizadas as orientações previstas no item anterior e, caso a demanda se encaixe na competência dos Juizados Especiais Cíveis, o BENEFICIÁRIO poderá contar com o serviço do escritório para ajuizar ação no Juizado Especial.

Honorários: Para este serviço o associado, em função do convênio, pagará a quantia de meio salário mínimo vigente acrescido de 10% do valor obtido na causa, caso a demanda seja vencedora, além da sucumbência nos casos previstos.

C – Ações na Justiça Comum:

                Prestação do Serviço: Para as demandas que não possam ser solucionados nos Juizados Especiais Cíveis ou na esfera administrativa, após as orientações previstas na letra A e se houver interesse, o BENEFICIÁRIO poderá contratar os serviços do escritório.

Honorários: Será oferecido um desconto de, no mínimo, 50% sobre o valor da tabela de honorários da OAB∕DF, em função desse convênio, para cada Ação ou Instrução necessária.

D – Ações administrativas nos órgãos de defesa do consumidor:

                Prestação do Serviço: Para os casos de reclamações administrativas junto ao órgão de defesa do consumidor ou de outras agências, o escritório orientará o BENEFICIÁRIO como proceder, sem custo, tal qual como as outras consultas na esfera cível. Caso seja de interesse, o escritório o auxiliará na redação da reclamação e a protocolar o documento.

Honorários: Somente no caso do auxílio para redação da reclamação e orientação sobre o protocolo, em função deste convênio, será cobrado o valor de 15% do salário mínimo vigente.

B&B ADVOGADOS ASSOCIADOS
Centro Empresarial Norte, SRTVN, Quadra 701, Conjunto C, Bloco B, Sala 605, CEP 70.719-903
Agendamentos: Telefones (061)3034-3652 ou (061)8104-0480
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O CLUBE DO LIVRO constitui-se atividade de caráter cultural que tem alcançado considerável  êxito,  em nossa Associação, desde que foi instituído em 23.10.10. Nesses anos de existência, a feliz iniciativa do companheiro José Roberto Novaes de Almeida tornou-se  agradável realidade. O grupo que aderiu ao Clube, desde a primeira hora, constitui-se de Antonio Augusto dos Reis Veloso (Velosinho); de Antonio Torquato dos Santos(Torquato), de Celso Agostinho Martins de Oliveira (Celso Agostinho), de Fernando Ribeiro, de José Roberto Novaes de Almeida(José Roberto), de Murilo Veras(Murilo) e de Walter Gomes de Oliveira( Walter), enriquecido com a adesão de Sandra Fayad (Sandra), Enavalda de Assis (Enavalda) e de Elza Rocha (Elza).

A sistemática adotada, que não difere fundamentalmente da adotada em na maioria de empreendimentos do gênero, proporcionam troca de visões, que resultam, não raras vezes, em  acaloradas, mas que ainda não produziram  vítimas. Pelo contrário, o Clube foi enriquecido com a presença  de novos participantes, inclusive do belo sexo.








*Devido a pandemia do coronavírus as atividades do Clube do Livro serão feitas online através do aplicativo Zoom. Para participar basta instalar o aplicativo em seu celular ou computador e entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para receber o convite e as instruções.

Em tempos de isolamento social é muito importante manter o contato com os amigos e manter a mente ativa. Venha participar do Clube do Livro no conforto de sua casa!

Cotação Dólar