Stoner - Autor: John Williams

Índice de Artigos

Próxima reunião do clube do livro dia 24/09/2015

Livro: STONE

Autor: JOHN WILLIAMS

Editora: Rádio Londres

local: Auditório da Abace

 

Sinopse

William Stoner, filho de humildes camponeses, destinado a trabalhar a terra como seus antepassados, quase por acaso acaba tomando um caminho diferente e, motivado por sua paixão pela literatura, torna-se professor universitário. Ele casa, tem uma filha, passa pelos altos e baixos da vida, adoece, morre. Leia mais [...]


Os cinquenta anos da vida de William Stoner são narrados com grande precisão e sensibilidade através de um estilo simples e elegante. São descritos seu progressivo e doloroso afastamento da família, as relações complicadas com os colegas, as amizades tragicamente marcadas pela guerra, a difícil vida conjugal, o intenso e impossível amor clandestino com uma professora mais jovem. Stoner reage às provações da vida com aparente impassibilidade e silencioso estoicismo, emergindo como um inesquecível e improvável heroi da vida cotidiana.

JOHN WILLIAMS

John Edward Williams nasceu em 1922 em Clarksville, um povoado no interior do Texas. Serviu na aviação militar estadunidense na Segunda Guerra Mundial na China, Birmânia e Índia. Recebeu o bacharelado em Literatura Inglesa da Universidade de Denver e o doutorado da Universidade de Missouri em 1954. Voltou para Denver no mesmo ano, onde trabalhou como professor assistente de Literatura Inglesa até sua aposentadoria em 1985. Faleceu em 4 de março de 1994. Além de Stoner é autor de mais três romances: Nothing but the night, Butcher's Crossing e Augustus (vencedor do National Book Award em 1972).