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ATA - Reunião Extraordinária 23/01/2018

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 23.01.2018

Aos 23 de janeiro de 2018, às 10h, na sede da Abace, realizou-se reunião
extraordinária do Conselho de Administração da entidade, convocada pelo presidente,
Fernando de Oliveira Ribeiro, para apreciar a proposta de aquisição da sede própria e,
nos termos do artigo 15, inciso II, deliberar sobre a convocação de Assembleia Geral,
com vistas à aprovação de aquisição pretendida, conforme dispõe artigo 10, inciso
VIII, do Estatuto da associação. Participaram da reunião, além os membros do
Colegiado abaixo assinados, o senhor Elias Bueno, Presidente da Abace, os Diretores
Ubirajara Rodrigues Mainier, Administrativo, Guilhermina Lara Diniz Antônio,
Comunicação, Informática e Eventos e Walter Gomes de Oliveira, Financeiro. Também
contou com a presença dos membros suplentes do Conselho de Administração João
Goulart Junior, José Antônio Lima Tenório e Josina Maria de Oliveira. O Conselheiro
José Clovis Batista Dattoli teve sua ausência justificada e foi substituído pelo suplente
João Goulart Junior. Também estiveram presentes José Antônio Tenório, membro
suplente do Conselho de Administração e os associados Murilo Moreira Veras, Antônio
Torquato dos Santos e Paulo de Tarso Galarça Calovi. A reunião foi aberta pelo
Presidente do Conselho, Fernando de Oliveira Ribeiro, que passou a palavra para o
senhor Walter Gomes de Oliveira, que fez um relato do contexto histórico sobre as
sedes da Abace. A seguir, foi dada a palavra ao senhor Elias Bueno que apresentou
as razões que motivaram a Diretoria Executiva a buscar informações de mercado com
vistas à aquisição da nova sede, considerando que, em 25/01/2016, foi aprovada pelo
Conselho de Administração, a constituição de reserva financeira para a compra de
sede própria. Ressaltou que, durante a gestão da Diretoria anterior, a ideia era de
instalar a sede da Abace, em parte ociosa da área ora cedida em comodato à
ASBAC, ou mesmo construir, em espaço ali disponível, ocupando imóvel já existente
ou construindo um prédio novo com área que nos atendesse. Foram feitas algumas
reuniões com a diretoria daquela associação, com vistas ao exame de tais
alternativas, tal realização; todavia, considerando que o imóvel pertence ao Banco
Central e está cedido em comodato , à ASBAC, avaliou-se que haveria dificuldade
extrema no processo de negociação, além da insegurança para a Abace, de vez que,
a qualquer tempo, o Banco Central poderia solicitar a desocupação. Frente a esse
cenário, a ideia foi descartada. Fato esse compreendido pelos participantes da
reunião. O presidente Elias Bueno informou também que: (a) a sede atual tem-se
mostrado ociosa, considerando a frequência de associados, no dia-a- dia, e que
eventos como o happy hour, outrora realizado na sede, em razão do aumento da
frequência, passou a ser realizado em outro local; (b) o custo anual do aluguel da atual
sede gira em torno de R$234.000,00; e (c) a reserva financeira para aquisição de sede
acha-se contabilizada, em 31.12.2017, por R$ 1.468.971,96. Em seguida, o Sr. Elias
Bueno apresentou um quadro com dados da pesquisa realizada pelo Diretor
Administrativo e fez um relato sobre os imóveis pesquisados, destacando três imóveis
que atenderiam as necessidades da ABACE. Os imóveis destacados foram: (a) um
espaço no Conjunto Baracat – Setor de Diversões Sul, com área de 190 metros
quadrados, ao custo total de R$600.000,00 (seiscentos mil reais); (b) um espaço no
Edifício Presidente – Setor Comercial Sul; com área de 262 metros quadrados, ao
custo total de R$830.000,00 (oitocentos e trinta mil reais); e (c) um espaço no Edifício
Record, Setor de Radio e TV Sul, com

área de 158 metros quadrados, ao custo total de 990.000,00 (novecentos e noventa
mil reais). Os três imóveis foram avaliados pela Diretoria Executiva, considerando,
além do valor de compra, a localização e a necessidade de reforma/adaptação do
espaço para atender às necessidades da Abace. O imóvel do Edifício Baracat foi
descartado em razão de sua localização e de necessitar de muita obra para
adaptação. O imóvel do Edifício Presidente, apesar de ter os sistemas elétrico e
hidráulico novo e estar próximo da atual sede da Abace, necessitaria de obras de
adaptação que custariam aproximadamente R$500.000,00 (quinhentos mil reais). O
imóvel do Edifício Record, fica próximo à atual sede, está todo reformado,
necessitando apenas de ajustes pontuais para atender às necessidades da Abace, e,
em contatos já realizados com a empresa vendedora, a Associação apresentou
contraproposta inicial de R$900.00,00, aceitando as partes um valor final de
945.000.00. Após a explanação do senhor Elias Bueno, foi passada a palavra para os
demais presentes. O senhor José Antônio Tenório se posicionou contra a aquisição do
imóvel do Edifício Record, principalmente em razão da dificuldade de se encontrar
vagas não pagas para estacionamento. Os demais presentes se manifestaram
favoravelmente à ideia de aquisição da nova sede no Edifício Record. A seguir
passou-se à votação, por parte do Conselho de Administração, com vistas à
autorização para convocação de Assembleia Geral para deliberar sobre a proposta,
conforme determina o nosso Estatuto. O primeiro a manifestar-se foi o Presidente do
Conselho, senhor Fernando Ribeiro, que foi favorável à convocação da Assembleia
Geral para deliberar sobre a aquisição do imóvel do Edifício Record, recomendando
que, previamente à assembleia, sejam adotadas as seguintes providencias: (a)
avaliação técnica do imóvel por empresa de engenharia habilitada; (b) apresentação
de relatório sobre a oportunidade e a viabilidade econômico-financeira da aquisição do
referido imóvel; e (c) dados sobre a situação legal e fiscal do imóvel. Os demais
membros do Conselho votaram acompanhando o voto do senhor Presidente, inclusive
no que respeita às recomendações. Frente à aprovação por parte do Conselho de
Administração, a Diretoria Executiva da Abace, após o atendimento das
recomendações elencadas no parágrafo anterior, adotará as providencias necessárias
para a convocação da Assembleia Geral, conforme dispõe o Estatuto da Abace. Às
12h, nada mais havendo a tratar, o Presidente do Conselho de Administração
agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a sessão lavrando-se a presente
ata que vai assinada por mim Miriam de Oliveira, que secretariei os trabalhos e pelos
conselheiros presentes.

 

 

 

 


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