×Comentários de Livros

Topic-iconA JANGADA DE PEDRA SURREALISTA

4 anos 4 meses atrás#93por bruno

O livro em discussão hoje é A Jangada de Pedra, o autor o celebrado escritor laureado com Prêmio Nobel de Literatura de 1998 — José Saramago.

1. Prólogo

Algumas explicações para melhor — ou pior — compreensão desta obra do escritor português. O livro é cifrado, porque composto no estilo chamado surrealista, isto é, segundo os cânones do surrealismo, corrente literária nascida na França na década de 1920. O baluarte foi o Primeiro Manifesto Surrealista, de André Breton, em 1924, movimento inclusive que teve o epíteto de literatura nonsense, isto é, sem sentido. Essa maneira de escrever espalhou-se pela Europa e América Latina. No Brasil, temos o Macunaíma de Mário de Andrade e autores como Murilo Mendes, Mário Quintana, Cabral de Melo Netto e Érico Veríssimo (Incedente em Anatares). Entre os latinos: Jorge Luís Borges, Garcia Marquez (Cem Anos de Solidão), Mário Vargas Llosa, Isabel Alende, Julio Cortázar, Juan Rulfo e outros. Parece que o autor se consagrou com esse estilo.

2. Enredo, a título de

A rigor, não há propriamente uma trama escorreita. O autor adora confundir o leitor, na verdade parece escrever assim por achar que todo leitor é um nefelibata literário. Contam-se cinco personagens. Joana Carda, que inicia a história, risca o chão com uma vara de negrilho e o chão se abre. Joaquim Sassa ao norte de Portugal joga pedras no mar, a mais pesada se perde de vista. Pedro Orce, farmacêutico espanhol sente a terra tremer, embora ninguém mais o sinta. José Anaíço, professor português, sem explicação lógica, é seguido por estorninhos que o acompanham para onde ele se desloca, Maria Guavaira é amante de Sassa, mas fornica com Orce, junto com Joana, ambas ficam grávidas dele, embora ele, o pai, seja um homem já velho.

Então vem a razão principal dos fatos exóticos acontecidos: a Península Ibérica, formada por Portugal e Espanha começa a se desprender do continente europeu. De repente, desgarrada ela viaja pelo oceano a dentro, as pessoas cada uma delas a ter visões estapafúrdias sobre a extraordinária ocorrência. Dai em diante é um salve-se quem puder, o pobre do leitor, embasbacado fica a ver navios, que parece ser isto mesmo o que o sr. Saramago quer. Dir-se-á que seja o leitor também surreal, a navegar nas estripulias estilísticas do autor.

3. Nosso Comentário

Assim sendo e sob o fascínio do autor laureado, nós, pobres leitores ficamos no mato sem cachorro, enleados na trama, inclusive devido outra armadilha utilizada pelo escritor, o enxerto de outros textos no contexto do livro, explicações e informações até mesmo aleatórias que permeiam todo a narrativa. Sem falar no uso e abuso de outros badulaques, como a falta de parágrafos, diálogos repentinos e sem explicação, tornando a leitura uma verdadeira esquizofrenia. Depois de muito tratos à bola, concluímos que o nosso laureado talvez queira fazer uma crítica tanto à arrogância das nações europeias quanto a Portugal e Espanha por não se integrarem bem à União Europeia, ou também por serem ambos desprezados devido terem cultura e historiografias diferentes. Dai o título do livro — A Jangada de Pedra, o composto da Península Ibérica não passa daquela frágil embarcação engendrada de pedra, subitamente despregada do domínio europeu, agora vagando no oceano do mundo, pedindo socorro. A ocorrência gera as mais absurdas consequências às pessoas, coisas e animais, até um velho — Pedro Orce, decrépito, engravidar duas raparigas ainda na flor do atavio romântico e da volúpia carnal. É isso? Também não posso te garantir meu caro leitor, pois não estou absolutamente certo do que ele, o escrevinhador lusitano laureado, quis dizer com este estrambótico romance.

Que me venham agora o Ulysses de Joyce e o Macunaíma de Mário de Andrade que estou pronto para degluti-los como antropófago literário!

Bsb, 2.12.19

Please Acessar to join the conversation.

Moderadores: murilo
Tempo para a criação da página:0.097 segundos
Powered byFórum Kunena

Pesquisa Fórum

Palavra chave

Últimas do Fórum

  • Não há postagem a mostrar

Cotação Dólar

Facebook